14 AGOSTO 1980

40 Anos de História

O Grupo Desportivo da Banca é a colectividade desportiva, cultural e recreativa dos empregados bancários, fundado a 14 de Agosto de 1980, tendo aglutinado todos os empregados bancários que naquela data trabalhavam nos bancos existentes (BNA e BPA - Banco Popular de Angola).

 

Após a sua fundação o Grupo Desportivo da Banca integrou todo o património dos clubes até então existentes, propriedade do Banco de Angola e dos bancos comerciais existentes antes da independência de Angola.

 

Decorridos todos estes anos, o Grupo Desportivo da Banca tem vindo a desenvolver um conjunto de actividades nas áreas do desporto, cultura e recreação, tendo assim proporcionado aos empregados bancários condições para o desenvolvimento dessa actividades, oferecendo instalações desportivas e espaços para o lazer, recreação e cultura bem como realizando um conjunto diversificado de eventos.

Neste momento, a colectividade conta com instalações próprias, construídas de raiz pelo próprio clube, num espaço cedido pelo Ministério da Juventude e Desportos, situadas na zona verde da Maianga, compostas por um conjunto de espaços para diferentes actividades como sejam:

Campo de jogos; dojo para a prática de artes marciais; salão para aulas de música e dança; ginásio equipado para os diferentes tipos de treinamento e cultura física; sala de aeróbica; área administrativa; salas de reuniões; salão nobre da direcção; posto médico;  residencial com 15 quartos, nove espaços comerciais(lojas); dois snack-bares; instalações de apoio à prática do desporto; dois parques de estacionamento.

 

Anualmente o Grupo Desportivo da Banca elabora o seu plano de actividades e respectivo Orçamento o qual, depois de aprovado pela direcção do clube, é enviado para os bancos que têm apoiado financeiramente a actividade da colectividade. Deve ser referido que desde a sua fundação o Grupo Desportivo da Banca tem contado com o suporte financeiro do BNA, BPC e BCI, tendo num determinado período contado também com algum apoio do Banco TOTTA e recentemente do BDA.

 

A par destas contribuições o clube cobre cerca de 40% das suas despesas com receitas próprias resultantes do arrendamento de instalações atras referidas.

 

Também são obtidas contribuições resultantes da quotização dos sócios.

 

Anualmente o Grupo Desportivo da Banca elabora o rigoroso registo contabilístico da sua actividade sendo as suas contas auditadas por auditor externo independente. Essas contas são regularmente enviadas para os nossos patrocinadores (bancos).

 

O Grupo Desportivo da Banca desenvolve a sua actividade desportiva na vertente federada e de lazer.

O desporto de lazer é fundamentalmente direcionado aos sócios do Grupo Desportivo da Banca, trabalhadores bancários, que regularmente frequentam as instalações para a prática de modalidades desportivas como o futebol salão, basquetebol e voleibol, bem como actividades de ginásio como a ginástica aeróbia e musculação.

 

Relativamente ao desporto federado, o Grupo Desportivo da Banca tem em actividade as seguintes modalidades: Andebol, Basquetebol, Hóquei em Patins, Judo e Karaté. Embora actualmente o desporto federado seja efectuado mais nos escalões de formação, num passado mais ou menos recente, o nosso clube teve excelentes resultados no escalão de seniores, tendo conquistado, por diversas vezes, os campeonatos nacionais deste escalão no andebol e no hóquei em patins, modalidades onde até hoje atletas formados no nosso clube continuam a representar as selecções nacionais.

 

No que concerne as modalidades de combate, mantemos a hegemonia nos diferentes escalões do Judo e do Karatê, onde fomos campeões nacionais no escalão sénior.

 

Actualmente praticam desporto no nosso clube cerca de 300 jovens estando assim o Grupo Desportivo da Banca a dar a sua contribuição para a formação de cidadãos de mente sã em corpo são, constituindo uma acção de carácter social importante.

 

O Clube é gerido por um conjunto de órgãos sociais, conforme estabelecem os seus Estatutos.